Fonte: http://www.wikiaves.com.br
Ameaçado de extinção
O papagaio-de-peito-roxo é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também é conhecido pelos nomes de aiurueba, anacã, coraleiro, crau-crau, curraleiro, jureba, jurueba, papagaio-caboclo, papagaio-curraleiro, papagaio-de-coleira, paracuã, peito-roxo, quero-quero, téu-téu , Quiréu e xauá. A espécie encontra-se ameaçada devido a caça de contrabando e destruição do habitat. Houve uma mudança no status da Lista Vermelha já que a população é maior do que esperava-se. Porém a população existente ainda é pequena e vulnerável.
Características
Chega a medir até 35 centímetros de comprimento, de plumagem arroxeada no peito, com aspecto escamoso e uma gola de penas alongadas, loros, fronte, base do bico, encontro e espelho alar vermelhos. Longevidade: 30 anos. Maturidade: 2 anos.
Alimentação
É espécie frugívora, ou seja, alimenta-se principalmente de frutos, mas também pode se alimentar de sementes. Freqüentemente é observado alimentando-se em laranjais.
Reprodução
A época de reprodução ocorre de agosto a dezembro. O casal constrói um ninho num tronco oco onde a fêmea põe dois ovos incubados ao longo de cerca de 30 dias.
Hábitos
Habita as matas secas, pinheirais e orlas de capões. Seus movimentos são lentos e servem para melhor se ocultar nas matas. Causas da extinção: caça, vive em florestas e pinheiros associados a ambientes campestres. Necessitam da disponibilidade de buracos de árvore (ocos de tronco) e fendas formadas pela decomposição dos troncos.
Distribuição Geográfica
Ocorre no sudeste do Brasil, sul do Rio Grande do Sul, oeste do Paraguai e nordeste Argentino
Esses papagaios-de-peito-roxo foram soltos em Janeiro de 2011 como parte do projeto de reintrodução da espécie no Parque Nacional das Araucárias! Fico muito feliz de saber que são observados por vocês!!! Belas fotos!!!!! Parabéns! Grande abraço!
ResponderExcluir