Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pé-vermelho












Fonte: http://www.terradagente.com.br

Marreca-pé-vermelho

Nome Científico: Amazonetta brasiliensis

Família: Anatidae

Ordem: Anseriformes

Distribuição: Há registros dessa ave em todas as regiões brasileiras. Também ocorre das Guianas e Venezuela até a Argentina.

Habitat: Vive basicamente em banhados e açudes, onde se alimenta e cria seus filhotes.

Alimentação: Pequenos crustáceos, peixes e invertebrados.

Reprodução: Os ninhos são construídos próximos aos banhados, em touceiras. A reprodução normalmente ocorre do final do Verão ao início do Inverno. A fêmea põe de seis a nove ovos. Os filhotes ficam com ela até aprender a voar.

O nome popular desta ave já serve de indicativo de sua razão. De fato ela tem os pés tão vermelhos que é quase impossível não notá-los (inclusive durante os seus voos). Mas além desta alcunha, é chamada de marreca-ananaí, marreca-assobiadeira, marreca-espelho e pé-vermelho.

Entre machos e fêmeas há diferenças bem distintas na plumagem. No primeiro caso, o bico também é vermelho e as asas têm maior quantidade de penas verdes. No segundo, o bico é azulado com manchas brancas na face e garganta. De pequeno porte - tem cerca de 40 centímetros de altura e 500 gramas - o fato é que essa espécie possui cores para uma boa camuflagem. E os detalhes em verde e branco, nas asas, lhe conferem uma beleza sem igual. Outra distinção entre eles é a vocalização. Os machos têm um som agudo, parecido a um assobio. Já as fêmeas grasnam. Em geral o pé-vermelho é gregário.

Vive em casais ou em bandos (de até cinco indivíduos). Passam grande parte do tempo dentro da água ou nas margens dos banhados. Também costumam passear à noite. Uma curiosidade: quando estão em perigo, voam sempre em silêncio e em alta velocidade. Infelizmente é um dos Anatidae mais abatidos por caçadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário