Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

Gavião-de-rabo-branco





















Fonte: http://www.wikiaves.com/



O gavião-de-rabo-branco é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. É conhecido também por curucuturi, gavião-branco, gavião-de-cauda-branca e gavião-fumaça. Seu nome significa: do (grego) geranos = grua, guindaste; e aetos = águia; e do (latim) albus = branco; e caudatus = cauda. ⇒ Águia com cauda branca. “Aguila coliblanca” de Azara(1802–1805) (Buteo).

  Características

Atinge 55 centímetros de comprimento. É um gavião grande podendo ser encontrado dentro de cidades. Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos. Pesa cerca de 950 a 980 gramas. Ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acizentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.

  Indivíduos com plumagem melânica

O melanismo se consiste no aumento da produção de melanina, conferindo coloração mais escura ao indivíduo. Indivíduos melânicos se associam normalmente com outros indivíduos da mesma espécie, já que o melanismo não traz doenças associadas como o albinismo.

  O caso dos rapinantes

 No caso de algumas espécies de rapinantes, os indivíduos melânicos são chamados de indivíduos morfo escuro, fase escura, ou o termo em inglês “dark morph”. Nesse caso, a mutação não surge ao acaso, sendo que ela já está estabelecida. Numa mesma ninhada é possível haver indivíduos melânicos e não-melânicos. Os rapinantes “morfo escuro” apresentam essa coloração pelo resto da vida. O melanismo nesse caso dificulta a identificação das aves em campo, já que essas possuem uma coloração diferente da original e podem ser confundidas com outras espécies.

  Alimentação

Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos, anfíbios e até outras aves de menor porte. Também vasculha estradas em busca de animais atropelados. É menos um predador especializado do que um generalista, que se concentra em presas de pequeno tamanho e de fácil captura. Pratica a caça de espreita lançando-se sobre a presa de um galho, tronco, estaca ou mesmo de postes de iluminação. Plana muito a procura de alimento. Procura queimadas para capturar animais no solo ou em pleno ar espantados pela fumaça.

  Reprodução

Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos.

  Hábitos

Afronta o vento em vôo elástico elegante, pairando com as asas imóveis, movendo apenas as primárias e a cauda para manter o vôo. Toma banho de sol arrepiando a plumagem.

  Distribuição Geográfica

Presente em todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário