Fonte:http://www.wikiaves.com/
O falcão-de-coleira é uma ave falconiforme da família Falconidae. Seu nome significa: do (latim) falco com origem no (grego) phalkön = falcão; e do (latim) femoralis, femoral, femur = cobertura para a coxa, fêmur. ⇒ Falcão com cobertura na coxa. Também conhecido como cauré, gavião-de-coleira e gavião-pombo (SP).
Características
Possui 36 centímetros. Espécie esbelta, de asas e cauda bastante longas. Possui largas faixas supra-oculares brancas ligando-se na nuca. Na asa aberta nota-se orla posterior nitidamente esbranquiçada, secundárias com larga ponta branca, o que é bem pronunciado em voo.
Alimentação
Caça rente ao solo em campos e restingas. Às vezes peneira. Come insetos, também cupins em revoada, lagartixas, morcegos e ocasionalmente pássaros e até cobras peçonhentas como a jararaca. Aparece nas grandes queimadas, onde pousa em árvores à frente do fogo para localizar presas. Estes rapinantes costumam caçar em pares e utilizam poleiros altos como este para terem uma visão privilegiada. Ao avistar uma presa em potencial (geralmente pombas/rolinhas), um deles faz a primeira investida enquanto segundos depois o outro sai, alternando os mergulhos sobre a presa. Muito bonito de se ver.
Reprodução
Não constroem ninhos, pois ocupam os já feitos por outras aves. Os ovos costumam ser densamente manchados, mas podem ser marrons quase uniformes.
Hábitos
Espécie campestre, ocorre em campos, cerrados, cerradões e até áreas urbanas.
Distribuição Geográfica
Ocorre dos Estados Unidos à Terra do Fogo, todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário