Fonte:http://www.wikiaves.com.br
A andorinha-serradora é uma ave passeriforme da família Hirundinidae. Conhecida também como andorinha-serradora-do-sul e andorinha-serrador. Stelgidopteryx - do grego stelgis = aquele que raspa + pterux = asa; ruficollis - do latim rufus = vermelho + collis = pescoço.
Características
Esta espécie possui um tamanho médio de 14 centímetros, pesando aproximadamente 13,5 gramas. Sua cauda é quase retangular, a garganta cor de canela-avermelhada contrasta com a cor de fuligem dos lados da cabeça, do lado superior todo e do peito. O abdômen e as coberteiras inferiores da cauda são amarelo-pálido. Possui uma voz suave: “djlid-djlid”, “dschri-dschri”.
Alimentação
As aves dessa espécie são rigorosamente entomófagas, sendo um dos maiores consumidores de plâncton aéreo, comem cupins, formigas, moscas e até abelhas.
Reprodução
Faz ninho em buracos de barrancos, às vezes em colônias espalhadas ao longo de rios ou em cortes de estradas. Aninham, fazendo uma cama solta de capim, folhas e penas. Aproveitam caibros em baixo das telhas e entre forros, cavidades em construções humanas. Há uma tendência de alguns casais nidificarem juntos. Os ovos são chocados pela fêmea.
Hábitos
É comum em áreas abertas e clareiras, sendo mais numerosa próximo à água. Vive em pequenos grupos, empoleirada em galhos mortos ou fios. Tenta voar contra o vento. O casal costuma dormir junto no ninho. Pousa sobre fios elétricos. Torna-se inquieta ao amanhecer e ao anoitecer. Aumenta seu piar e grinfar até ocupar o lugar de dormir.
Distribuição Geográfica
Ocorre da América Central à Argentina e em todo o Brasil. No sul do país é migratória. Encontrada também da Costa Rica e Panamá aos demais países da América do Sul, com exceção do Chile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário