Translate

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gavião-tesoura







ninho. 










Fonte:http://www.wikiaves.com.br


O gavião-tesoura, Elanoides forficatus, é uma ave accipitriforme neotropical que, durante a primavera, migra até o sul do Brasil para reproduzir. É um dos mais espetaculares gaviões, devido ao perfil formado pela longa cauda negra em “V” dando origem ao nome popular.

  Características

O corpo é delgado, com pés e pernas muito pequenos. As fêmeas são maiores que os machos. Atinge de comprimento 52 a 66 centímetros. As asas têm uma envergadura de 120 a 135 centímetros. O peso máximo nos machos é de 407 gramas e nas fêmeas de 435 gramas.

  Alimentação

Alimenta-se de aves, pequenos lagartos, cobras arborícolas e lagartas. Costuma apanhar frutos nas árvores, quando passa voando próximo às árvores. Também captura invertebrados em vôo com os pés levando ao bico em pleno vôo.

  Reprodução

Com a chegada da época de reprodução, o macho e fêmea se conquistam fazendo belas apresentações de vôo e costumam ficar juntos por toda a vida. O ninho é feito em colônias, construído no alto de árvores, em lugares mais afastados. Geralmente selecionam um local escondido nas árvores entre as folhagens. É possível que alguns dos adultos do grupo, que não estão se reproduzindo no ano, tentem ajudar outros machos contribuindo com material para fazer o ninho. Constroem o ninho de gravetos e musgo. Botam de dois a três ovos brancos ou cremes muito pálidos. O período de incubação é de 24 a 28 dias que é realizado por ambos os pais, embora seja a mãe que permanece mais tempo no ninho. Ambos os pais alimentam e cuidam dos filhotes. Defensores, os gaviões não hesitam em atacar quem pensa em se aproximar dos filhotes. Possivelmente os filhotes deixam o ninho com seis ou sete semanas, mas continuam perto dos pais por um tempo, quando migram para a Amazônia.

  Hábitos

Vive nas bordas de florestas e campos. Entre as Aves de Rapina é uma das mais sociáveis, vivem em pequenos grupos que podem chegar até 30 indivíduos. No ar é muito ágil, voa com grande habilidade entre as árvores, manobrando rapidamente sobre copa das árvores ou passando logo abaixo delas. Ali busca seu alimento.

  Distribuição Geográfica

Ocorre em todo o Brasil. Existem duas populações de gavião-tesoura, uma que se reproduz no sul do Brasil e a outra, ameaçada de extinção, na América Central e sul dos EUA. Ambas passam o inverno na floresta amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário