Translate

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Gavião-bombachinha-grande





 


Fonte:https://www.wikiaves.com.br

O gavião-bombachinha-grande é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.

Também é chamado de tauató-caçador, gavião-caçador, gavião-risada, tauató-cinza.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) accipiter = falcão, gavião; e bi = dois, duas; e color, colour = cor, cores. ⇒ Gavião de duas cores.

Características

O gavião-bombachinha-grande é uma espécie exclusivamente florestal, medindo de 30 a 42 cm. O adulto apresenta plumagem cinza na parte ventral e cinza-escuro no dorso, com calções alaranjados e cauda com três barras cinza. Seu peso é de 205 a 250 gramas.

Alimentação

Sua alimentação é constituída quase que, exclusivamente de aves, especialmente sabiás (Turdus e Mimus) e pequenas pombas; come também pequenos mamíferos e lagartos. Caça utilizando poleiros para localizar suas presas ou voando sobre as copas. Um indivíduo foi observado caçando como um falcão, planando a grande altitude e posteriormente fazendo um mergulho picado sobre um grupo de S. flaveola e Z. capensis (com. pess. Jorge Albuquerque).

Tem o hábito de seguir formigas-de-estalo (Odontomachus sp.) junto com o Accipiter striatus, para predar espécies também seguidoras, como Formicivora, Thamnophilus e Herpsilochmus. Fica a uma certa distância num poleiro, e quando uma ave se afasta das formigas e se aproxima do poleiro ele ataca. Ele fica a uma distância segura, pois se errar o primeiro ataque não afastará as outras aves (obs. pess. Henrique Mariano Martins, Frutal-MG).

Observação pessoal (Alan Hentz - São Domingos, SC - 13/01/2023) Durante monitoramento do ninho com filhotes, em duas ocasiões a fêmea esteve próxima ao ninho e o macho vocalizou um curto chamado mais distante, na mesma hora a fêmea foi na direção do macho. Um possível padrão de entrega de alimentos aos filhotes quando a mãe está próxima deles, fazendo com que o pai não se aproxime e apenas deixe a presa por perto.

Hábitos

É encontrado em florestas densas, matas de galeria, matas secundárias e áreas de cerrado mais arbóreo. Trata-se de um accipitriforme florestal de difícil detecção. Devido ao seu comportamento críptico, ele provavelmente tem sido subestimado em levantamentos ornitológicos, podendo ser mais comum do que aparenta.

Não se incomoda em caçar em território antropizado, porém logo volta para as matas densas. A espécie necessita de áreas extensas e contínuas para concluir seu ciclo de vida. É comum vê-lo voando a média altura para ir de uma mata a outra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário