Fonte:http://www.wikiaves.com.br
Pode ser confundido com o grimpeiro (Leptasthenura setaria) com o qual pode ser sintópico em matas de araucária, embora ocorra também em matas subtropicais entre 500 e 1100 m de altitude. Nome Científico Seu nome científico significa: do (grego) leptos = fino; e de asthenes = fraco, ralo, quebradiço; e de oura = rabo, cauda (referência à prolongada aguçada e separada plumagem da cauda desta ave); e do (latim) striolata, striolatus, stria = finamente listrado, sulco, lista, estria. ⇒ (Ave) finamente listrada e cauda fina e fraca.
Características
Aproximadamente 16,0 cm ( Sigrist e Grantsau), e 10,5g. Topete menos pronunciado quando comparado ao Grimpeiro; com todas as partes superiores de coloração pardo-sujas com estrias esbranquiçadas. Voz: nitidamente mais fraca ( mais aguda) e de estrofes mais curtas que as de Leptasthenura setaria, transcrição: “Psi, Psi-psi”, “gs-gs-gs-gs”.
Alimentação
Essencialmente insetos e outros artrópodos.
Reprodução
Nidifica em ocos de pau, quer escavados pelo próprio pássaro ( em madeira mole) quer em buracos de pica-paus, ou em cavidades naturais.
Hábitos
Não está muito ligado à presença de Araucária, ou está menos que Leptasthenura setaria; é encontrado em matas de Podocarpus ou em árvores baixas outras que coníferas.
Distribuição Geográfica
Endêmico dos estados do sul do Brasil. Ocorrências registradas no WikiAves
Nenhum comentário:
Postar um comentário