Translate

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Gavião-miúdo















Fonte: http://www.wikiaves.com.br/


O gavião-miúdo é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. Também conhecido como gaviãozinho.

    Características

 As fêmeas medem 30 cm de comprimento com um peso de 145 a 215 gramas. Os machos medem os 27 cm e pesa cerca de 85 a 125 gramas. Possui flancos e calções ferrugíneos uniformes. Como é comum nas aves de rapina, as fêmeas desta espécie são maiores do que os macho (estes tem o porte um pouco maior que um sabiá), possui a cauda e dedos muito longos.

  Alimentação

Apesar de pequeno não hesita em atacar uma presa maior, pássaros são sua dieta habitual, caça a partir de um poleiro, mas ele é bastante ágil, pode perseguir sua presa voando entre as árvores. * Notas de observação pessoal (Alexandre Faitarone – Jaguariúna-SP - 12 Nov.2011). “Presenciei, ao final da tarde, uma cena impressionante. Havia notado um bando alvoroçado (vocalizando muito) de Andorinhas voando e percebi que havia um A. striatus sendo atacado por este bando. Subitamente o Gavião dá uma guinada e mergulha e captura no ar uma andorinha, muito ao estilo do Falco femoralis! Em seguida, recupera o voo e plana com as pernas relaxadas com a andorinha presa, pouco preocupado com o alvoroço ao seu redor. Um pena não estar com a câmera. A quase exatos dois anos registrei um A striatus que acabara de capturar uma andorinha, mas não tinha presenciado a cena da caça. Me parece que esta espécie tem predileção/especializaçao por andorinhas nesta área. Por coincidência (ou não), ambas foram presenciadas em situação de pré-temporal, com muito vento e tempo fechado.” Gostaria de adicionar um fato inusitado, ao colocar o chamado do Barbudo-Rajado,um Gavião-Miúdo desceu na altura de meus olhos há dois metros de distância e tentou capturar o caixinha de playback, isto aconteceu no dia 8/09/2013 em uma reserva no município de Cotia-SP.(Rodrigo Y Castro)

  Reprodução

Botam de dois a cinco ovos, o período de incubação é de 30 a 35 dias. Um das maneiras de caça é ficar em um poleiro escondido entre a vegetação, de onde localiza a presa.

  Hábitos

 Vivem em florestas e matas. Apesar de viver oculto nas matas e bosques, ele voa abertamente de uma mata a outra.

  Distribuição Geográfica

Ocorre da América do Norte até Argentina, no Brasil central e meridio-oriental, até o Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário