Translate

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

João-porca











Fonte: http://www.wikiaves.com.br/


O joão-porca é um passeriforme da família Furnariidae. Conhecido também como capitão-da-porcaria, joão-do-riacho, joão-suiriri, presidente-da-porcaria, tiriri, siriri e tridi.

  Características

Mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Bico longo, delgado e levemente curvo. Marrom-escuro por cima, com sobrancelha de manchas brancas, manto mais castanho; cauda preta. Por baixo, marrom escuro todo pintado de branco, pernas rosadas. Inconfundível.

  Alimentação

Procura presas na vegetação pantanosa, removendo as folhas com o bico. Às vezes procura-as também na lama de chiqueiros e esgotos, o que lhe valeu alguns de seus nomes populares.

  Reprodução

 Faz ninho em barrancos sombreados, cavando com o bico uma longa galeria, em cuja extremidade terminal constrói um ninho esférico com entrada lateral, usando raízes e outros pedaços de plantas. Põe 2 ovos brancos. Hábitos Habita o chão, ou suas proximidades, em florestas úmidas, florestas em montanhas e capoeiras, porém sempre em vegetação densa à beira de água corrente de rios e igarapés, podendo ser raro ou localmente bastante comum. Vive solitário e desloca-se pulando pelo chão.

  Distribuição Geográfica

Do sul da Bahia, em direção oeste, até Goiás e Mato Grosso e, em direção sul, até o Rio Grande do Sul. Encontrado também no Paraguai, Uruguai, Argentina e, localmente, na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Panamá.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Gavião-miúdo















Fonte: http://www.wikiaves.com.br/


O gavião-miúdo é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. Também conhecido como gaviãozinho.

    Características

 As fêmeas medem 30 cm de comprimento com um peso de 145 a 215 gramas. Os machos medem os 27 cm e pesa cerca de 85 a 125 gramas. Possui flancos e calções ferrugíneos uniformes. Como é comum nas aves de rapina, as fêmeas desta espécie são maiores do que os macho (estes tem o porte um pouco maior que um sabiá), possui a cauda e dedos muito longos.

  Alimentação

Apesar de pequeno não hesita em atacar uma presa maior, pássaros são sua dieta habitual, caça a partir de um poleiro, mas ele é bastante ágil, pode perseguir sua presa voando entre as árvores. * Notas de observação pessoal (Alexandre Faitarone – Jaguariúna-SP - 12 Nov.2011). “Presenciei, ao final da tarde, uma cena impressionante. Havia notado um bando alvoroçado (vocalizando muito) de Andorinhas voando e percebi que havia um A. striatus sendo atacado por este bando. Subitamente o Gavião dá uma guinada e mergulha e captura no ar uma andorinha, muito ao estilo do Falco femoralis! Em seguida, recupera o voo e plana com as pernas relaxadas com a andorinha presa, pouco preocupado com o alvoroço ao seu redor. Um pena não estar com a câmera. A quase exatos dois anos registrei um A striatus que acabara de capturar uma andorinha, mas não tinha presenciado a cena da caça. Me parece que esta espécie tem predileção/especializaçao por andorinhas nesta área. Por coincidência (ou não), ambas foram presenciadas em situação de pré-temporal, com muito vento e tempo fechado.” Gostaria de adicionar um fato inusitado, ao colocar o chamado do Barbudo-Rajado,um Gavião-Miúdo desceu na altura de meus olhos há dois metros de distância e tentou capturar o caixinha de playback, isto aconteceu no dia 8/09/2013 em uma reserva no município de Cotia-SP.(Rodrigo Y Castro)

  Reprodução

Botam de dois a cinco ovos, o período de incubação é de 30 a 35 dias. Um das maneiras de caça é ficar em um poleiro escondido entre a vegetação, de onde localiza a presa.

  Hábitos

 Vivem em florestas e matas. Apesar de viver oculto nas matas e bosques, ele voa abertamente de uma mata a outra.

  Distribuição Geográfica

Ocorre da América do Norte até Argentina, no Brasil central e meridio-oriental, até o Rio Grande do Sul.

Maria-preta-de-bico-azulado











Fonte: http://www.wikiaves.com.br/


A maria-preta-de-bico-azulado é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Seu nome significa: do (grego) knips, knipos = inseto; e lego = pegar, escolher; e do (latim) cyaneus = azul escuro; e rostrum, rostris = bico. - (pássaro que pega insetos com bico azul escuro).

  Características

 Mede 14 cm de comprimento. É uma espécie silvestre negra uniforme, sem branco nas rêmiges, bico claro acinzentado. Fêmea parda, duas faixas amareladas na asa, com lado inferior grosseiramente estriado de pardo-anegrado e branco sujo. O macho distingue-se de seus congêneres pelo bico branco-azulado.

  Alimentação

Hábitos alimentares…

  Reprodução

Faz ninho em forma de taça.

  Hábitos

 Usualmente solitária ou aos pares, frequenta áreas semi-abertas, capoeiras e bordas de florestas diversas. É localmente migratória nas serras do Sudeste e Sul, entre 1000 e 2200 m de altitude.

  Distribuição Geográfica

Ocorre do Espirito Santo e Minas Gerais ao Rio Grande do sul e também no Mato Grosso.

domingo, 3 de novembro de 2013

Saracura-sanã












Fonte: http://www.wikiaves.com.br/


A saracura-sanã é uma ave gruiformes da família Rallidae. Também conhecida pelos nomes de franguinho-d'água (Rio Grande do Sul), cambonje, cambonja e saracura-preta.

  Características

Mede cerca de 30 centímetros. Tais aves possuem dorso marrom-oliváceo, garganta branca, partes inferiores cinzentas e bico verde. ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

  Alimentação

Hábitos alimentares…

  Reprodução

Faz ninho de gramíneas trançadas no chão. Põe 2 ou 3 ovos, cuja cor varia entre o creme-rosado e o branco, delicadamente pontilhados de marrom e lilás na extremidade mais larga.

  Hábitos

 Comum em alagados, pântanos, lagos com gramíneas e campos de arroz.

  Distribuição Geográfica

 Presente do Pará ao Rio Grande do Sul. Encontrada também nas Guianas, Venezuela, Peru, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Cabeça-seca












Fonte: http://www.wikiaves.com.br/


O cabeça-seca é uma ave ciconiiforme da família Ciconiidae. Conhecido também como passarão, cabeça-de-pedra (Mato Grosso), jaburu-moleque, trepa-moleque (Mato Grosso), João-grande (Rio Grande do Sul) e padre. Era uma das aves aquáticas mais comuns da Amazônia, mas teve seu número reduzido devido à caça.

  Características

 Mede entre 86 e 100 cm de comprimento e pesa em torno de 2,8 kg.Quando sobrevoa muito alto uma área, pode ser confundido com o Maguari. Diferente dos adultos, os juvenis possuem a cabeça e pescoço emplumados e o bico mais claro.

  Alimentação

Alimentando-se coletivamente, com vários indivíduos se deslocando lado a lado na água rasa, movimentando o fundo lodoso com um dos pés para deslocar as presas.

  Reprodução

Constrói ninhais em capões de mata alagada.

  Hábitos

 Habita manguezais, pantanais e alagados permeados de florestas. Pousa no chão ou no alto de árvores e plana a grandes alturas sem muito esforço. Vive em grupos. Os jovens da espécie associam-se em bandos distintos, vivendo à parte dos casais.

  Distribuição Geográfica

São encontrados em quase todo o Brasil, principalmente no Pantanal e na costa do Nordeste. Sua distribuição no continente americano se estende do sul dos Estados Unidos à Argentina. No Paraná, na região do alto/médio Iguaçu é uma espécie migrante, sendo encontrado nos meses de outubro a fevereiro com frequencia em lagoas que margeiam o rio.(observação pessoal feita ao longo de 03anos Dimas Rocha).