Translate

domingo, 25 de novembro de 2012

Tico-tico-do-campo











Fonte:http://www.wikiaves.com.br


vTambém conhecido como tico-tico-rato. O tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis) é uma ave passeriforme da família Emberizidae.

  Características

Mede cerca de 13 centímetros de comprimento. O forte amarelo superciliar é a melhor característica para identificá-lo. Também possui o encontro da asa com o mesmo amarelo vivo, mas essa área, muitas vezes, fica escondida pelas penas do corpo. O riscado da plumagem é marrom escuro e negro, contra o cinza dominante. Ao andar muito no chão, na caça de insetos e sementes, impregna suas penas cinzas com a cor do solo, variando a tonalidade de acordo com a região. O canto territorial lembra um grilo, não uma ave. Uma vez aprendido, pode-se achá-lo com facilidade.

 ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

  Alimentação

Alimenta-se basicamente de sementes, mas também apanha pequenos insetos.

  Reprodução

O ninho tem a forma de uma tigela rasa e é construído diretamente no chão. Os ovos são azulados. No período reprodutivo fica mais visível, pousando em locais expostos para cantar.

  Hábitos

 Vive em campos secos com gramíneas, cerrados, terrenos cultivados e locais com moitas de capim alto. É uma espécie muito mais ouvida do que vista. Seu canto é um trinado muito agudo que revela sua presença, mas mesmo que a vegetação seja rala e rasteira é difícil enxergar a ave. Corre e pula silenciosamente por entre as gramíneas, o que justifica seu outro nome popular tico-tico-rato. Só empoleira para cantar e mesmo quando o faz busca um poleiro baixo. Na época de reprodução forma casais que estabelecem um território muito bem defendido. Devido aos seus hábitos campestres esta espécie vem aumentando sua distribuição espacial com o avanço do desmatamento, especialmente na região amazônica. Assustado, muitas vezes corre pelo chão entre as folhas e não voa, parecendo um ratinho, dando origem ao nome comum mais difundido no país. Se é perseguido, voa para logo pousar novamente entre as gramíneas, fora da vista.

  Distribuição Geográfica

Ocorre em alguns locais da Amazônia brasileira (Roraima, Amapá e em áreas campestres isoladas, do leste do rio Tapajós até o Maranhão) e em todo o restante do país, assim como nos demais países da América do Sul, exceto Equador e Chile.

2 comentários:

  1. Muito legal! Parabéns pelo post e pelo blog! Não estamos muito longe, quem sabe um dia marcamos uma passarinhada em algum lugar?

    ResponderExcluir