Translate

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Surucuá-variado











O surucuá-variado (Trogon surrucura) é uma ave trogoniforme da família Trogonidae. Também conhecido como surucuá-de-peito-azul, perua-choca, pata-choca (MG) e peito-de-moça.

  Características

 Mede aproximadamente 26 centímetros de comprimento. Possui duas subespécies com colorido do ventre e das pálpebras distintos: Trogon surrucura surrucura (registrada do sul de Mato Grosso e Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, nordeste da Argentina e Paraguai) possui barriga vermelha e pálpebras laranjas; Trogon surrucura surrucura Trogon surrucura aurantius (encontrada da Bahia ao Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais) possui barriga alaranjada e pálpebras amarelo-alaranjadas. Trogon surrucura aurantius Ambas as subespécies apresentam dimorfismo sexual, sendo o macho com cabeça e peito azulados, costas verdes e asas salpicadas de branco. As fêmeas e os imaturos são cinzentos.

  Alimentação

Alimenta-se de insetos, vermes, moluscos e frutas especialmente do palmito-jussara.

  Reprodução

 Nidifica em cupinzeiros arbóreos, com o casal escavando o cupinzeiro íntegro. Nascem em média 2 filhotes, que vocalizam o tempo todo, mesmo quando os pais não os estão alimentando (Observação pessoal) Hábitos Habita matas e cerrados.

  Distribuição Geográfica

Da Bahia ou Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário