Translate

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Saracura-do-banhado









Fonte:http://www.wikiaves.com.br



A saracura-do-banhado é uma ave gruiforme da família Rallidae. Nome Científico Seu nome científico significa: do (grego) pardos = leopardo; e de rallus = referente ao gênero Rallus (Linaeus, 1758); e do (latim) sanguinolentus, sanguis, sanguinis = sanguinolento, sanguíneo, sangue. ⇒ (Ave) sanguinolenta do gênero Rallus, manchada (como um) leopardo. A palavra sanguinolentus refere-se a mancha vermelha que esta espécie apresenta na parte anterior da mandíbula.

  Características

Mede 32 centímetros. Muito semelhante a saracura-sanã (Pardirallus nigricans), mas com a base da maxila superior azulada e a base da mandíbula vermelha. Tem as pernas castanho-avermelhadas ou marrons.

  Alimentação

Alimenta-se de insetos e outros invertebrados, mas também vegetais.

  Reprodução

Nidifica sobre o capim, taboas ou sobre a vegetação à beira d'água. Choca de 4 a 6 ovos cor de campo bege, com pintas e ocelos castanhos.

  Hábitos

Habita brejos e banhados extensos. Oculta-se de dia nos brejos e sai ao anoitecer para áreas abertas e campos de cultivo a fim de capturar minhocas, insetos e grãos. Canta tanto de dia como de noite, responde prontamente ao playback do canto.

  Distribuição Geográfica

São localmente migratórias, ocorrendo nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Ilhas Malvinas, Paraguai, Peru, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e Uruguai.