Fonte:http://www.wikiaves.com.br
O tuju é uma ave caprimulgiforme da família Caprimulgidae. Também conhecido como bacurau-de-cauda-curta e curiango-de-costas-brancas.
Características
Mede entre 19 e 29 centímetros e comprimento e pesa entre 79 e 80 gramas. Espécie robusta, florestal, notável pelo comprimento das asas e pela rigidez das mesmas, cauda curta de ponta extrema esbranquiçada. Possui escapulares e terciárias marmoreadas de branco, o abdômen canela, barrado de preto. O adulto apesenta a fronte, coroa e nuca de coloração marrom escuro, com manchas e pintas castanhas ou pardas. Manto, costas, uropígio e coberteiras superiores da cauda são castanho escuros, com pintas, manchas e ocelos marrom pardacentos. Coberteiras menores marrom escuras, com barrado na coloração canela ou castanha. Demais coberteiras das asas são marrom escuras, com manchas ou ocelos de coloração castanho-pardacento e branco acinzentado dando a estas partes a aparência marmoreadas. Escapulários marrom-acinzentados. Rêmiges primarias marrons, fortemente oceladas com ocelos na coloração marrom pardacenta e barrado de marrom-acinzentado na face interna. Primarias são marrons, fortemente ocelada com ocelos na coloração amarelo-pardacenta ao longo de teias externas, e barrado marrom-acinzentado ao longo de teias internas. As secundárias são marrons com manchas pardacentas e estreita faixa marrom-acinzentada na extremidade. A cauda curta é marrom com largo barrado escuro. As coberteiras inferiores da cauda apresentam barrado marrom. As coberteiras superiores da cauda são marrons com pintas, manchas e ocelos branco-acinzentados ou marrom pardacentos. Lores e coberteiras auriculares são marrons com manchas castanhas. Queixo e lados da garganta marrom escuras com barrado branco, garganta branca. O peito é marrom escuro com manchas pálidas, esbranquiçadas ou pardacentas. A porção inferior do peito apresenta um pálido barrado marrom. Ventre e flancos marrom-avermelhados. (Cleere, 1998). Os indivíduos jovens e imaturos são semelhantes aos adultos, mas as partes superiores e as coberteiras das asas são salpicadas com penas brancas acastanhadas, manchadas de cor branca com pontas castanho-acinzentadas. Os escapulários e as penas rêmiges são castanho-acinzentadas ou branco-acinzentadas, generosamente manchadas com ocelos amarelo-pardacento com o centro escuro. As retrizes apresentam uma estreita faixa castanho-acinzentado nas pontas. Filhotes após a eclosão são cinzentos com ocelos pardos com centro escuro. As íris são marrons escuro, o bico é curto e negro. Tarsos e pés são cinzentos ou marrom-acinzentados. (Cleere, 1998).
Alimentação
Alimenta-se de insetos capturados em voo.
Reprodução
Coloca um único ovo diretamente sobre o substrato, sem material de ninho adicional. Este ovo é esbranquiçado, manchado com marrom e cinza, ou castanho estriado de azul claro. A incubação dura cerca de 22 dias. Os jovens emplumam após 22 dias.
Hábitos
É uma ave de hábitos noturnos, encontrada tanto em matas quanto em áreas urbanas (Sick, 1997). Se torna ativo no crepúsculo, quando começa a voar e vocalizar atrás de insetos para se alimentar. Em Ubatuba/SP é encontrado nas florestas de restinga úmida , vocalizando pouco antes do sol nascer (às vezes com o dia já claro) .
Distribuição Geográfica
Ocorre do México à Argentina.