Translate

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Maçarico-solitário











Fonte: http://www.wikiaves.com.br/



O maçarico-solitário é um Charadriiforme da família Scolopacidae. Nome Científico Seu nome científico significa: do (grego) trungas = pássaro branco que sacode a cauda mencionado por Aristóteles sem ser completamente identificado, mas tomado por autores posteriores como sendo um maçarico ou alvéola; e do (latim) solitária, solus = solitária, solitário, só. ⇒ Maçarico solitário.

  Características

 O maçarico-solitário é uma ave de porte médio e mede cerca de 19 centímetros de comprimento, com uma envergadura de 38-41 centímetros. Ele tem um longo bico fino e pontudo, longas pernas esverdeados, um pescoço fino de tamanho médio, suas costas, asas e cabeça são de coloração cinza esverdeada, e as asas são marcadas com pintas brancas. Ele tem uma cauda barrada com uma linha escura no centro cruzado por barras com aparência de espinha de peixe. Uma cabeça pequena com um anel periocular branco circundando grandes olhos escuros. Machos e fêmeas são parecidos, mas as fêmeas são maiores que os machos.

  Alimentação

 Alimenta-se de pequenos invertebrados que encontra sob a água rasa.Atento, tem o hábito de correr nas margens de lagos e alagadiços assim que percebe alguma presa.

  Reprodução Hábitos reprodutivos…

  Hábitos

Habita locais à beira d'água doce, margens lamacentas de rios e lagos, poças de chuva maiores, especialmente quando localizadas em campos com árvores. Normalmente encontrado solitário, às vezes em 2 ou 3 indivíduos espalhados, mas nunca em grupos.

  Distribuição Geográfica

 Todo o continente americano. Reproduz-se na América do Norte, migrando durante o inverno para a região compreendida entre o México e a Argentina, incluindo todas as regiões do Brasil. Sua presença em nosso País é, portanto, temporária.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Beija-flor-dourado





 





Fonte: http://www.wikiaves.com.br/



O beija-flor-dourado é uma ave apodiforme da família Trochilidae. Seu nome científico significa: do (grego) hulë = floresta, mata; e kharis = beleza; e do (grego) khrusus = ouro, dourado; e -ouros, oura = com cauda, cauda. ⇒ Beleza da floresta com cauda dourada.

  Características

O corpo é verde com tons dourados, sob luz adequada para dar iridescência. A cauda verde dourada, às vezes com mais destaque para o dourado, diferente da mencionada. O papo é levemente alaranjado. Macho e fêmea são parecidos (o livro do Sigrist não especifica diferença entre a plumagem dos sexos, apenas entre as duas subespécies H.c.chrysura e H.c. platensis), sendo essa de cores um pouco apagadas, característica perceptível somente sob excelentes condições de luz. Possui o bico vermelho com a ponta negra, embora a cor do bico seja ainda mais chamativa.

  Alimentação

 Alimenta-se de néctar de várias flores e come pequenos insetos.

  Hábitos

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e savanas áridas. Vive no interior e bordas das matas e cerradões, também acostumando-se a frequentar jardins e áreas arborizadas de cidades.

  Distribuição Geográfica

 Dentro de sua ampla distribuição geográfica ao sul da Amazônia e pelo interior do Brasil, o Pantanal é a área onde é visto com maior facilidade.

domingo, 27 de dezembro de 2015

corucão









Fonte: http://www.wikiaves.com.br/



O corucão é uma ave caprimulgiforme da família Caprimulgidae. Também são conhecidas pelos nomes de sebastião, tabaco-bom e tiom-tiom.

  Características

Chegam a medir até 29,5 cm de comprimento e 71 cm de envergadura, possuindo ainda uma plumagem marrom-escura com branco na garganta, ventre e asas. A barriga branca fica escondida, contra o solo e as costas acinzentadas confundem-se com o ambiente. Mesmo a garganta branca é pouco visível na ave pousada. Ao levantar voo, surpreende pelo tamanho e envergadura. Em voo, o branco da ponta das asas e da cauda (no macho), chamam a atenção.

  Alimentação

Insetívoro. Costuma sobrevoar queimadas para caçar insetos fugindo do fogo, quando sua barriga branca reflete as chamas. Sobrevoa lâmpadas para capturar presas atraídas por elas, em comportamento similar ao de acompanhar as queimadas.

  Reprodução

 Período Reprodutivo: Junho a Outubro

  Hábitos

O maior dos bacuraus, pode ser várias vezes observado voando à luz do dia quando perturbado em seu ponto de repouso. Entretanto é no cair da tarde que inicia seus voos de caça de insetos, quando patrulha seguidamente uma área e faz mudanças bruscas de direção. Sobrevoa em voos de caça, algumas vezes em grupos de várias dezenas, destacando-se pelo tamanho e silhueta de asas longas com pontas finas. Seus pousos diurnos estão nos campos com capins baixos surgidos ao longo dos corixos e baías. Camufla-se muito bem na paisagem, apesar do tamanho.

  Distribuição Geográfica

Cerrados da Venezuela e Colômbia até a Bolívia e Argentina, bem como todo o Brasil.