Registros de pássaros encontrados, nas proximidades do parque nacional das araucárias... Photo of birds found nearby "PARNA - Parque Nacional das Araucárias" in Santa Catarina, a southern state of Brazil.
Translate
sábado, 18 de outubro de 2014
Bacurau-tesoura
Fonte: http://www.wikiaves.com.br/
Características
Mede cerca de 40 cm de comprimento(macho adulto), onde a cauda toma mais de 2/3 deste total. A fêmea tem por volta de 27,5 cm. Sua longa cauda tem a forma de tesoura. Emite um finíssimo “tzig” voando e o canto é uma sequência prolongada de “zip…”, um pio por segundo.
Alimentação
É exclusivamente insetívoro. Parte do solo em voo curto para capturar o inseto e pousa imediatamente. É grande devorador de mariposas.
Reprodução
Não faz ninho, mas a fêmea põe 2 ovos bem camuflados diretamente sobre a terra. O casal choca em revezamento.
Hábitos
Vive na beirada da mata, campos e cerrados. Adapta-se também às cidades, já tendo sido observado nos telhados do Rio de Janeiro. É ave noturna. Durante o dia fica pousado imóvel no chão ou longitudinalmente sobre galhos baixos de árvores, em perfeita camuflagem.
Distribuição Geográfica
Do sul do rio Amazonas até o Rio Grande do Sul, e também no Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.
domingo, 5 de outubro de 2014
Piolhinho
Fonte: http://www.wikiaves.com.br/
O piolhinho é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Seu nome significa: do (grego) phullon = folha; e myias = papa-moscas; e do (latim) fascia, fasciata, fasciatus = faixa, lista, listrado, com faixas, com banda. ⇒ Papa-moscas das folhas com bandas ou papa-moscas das folhas listrado.
Características
Mede 11 centímetros. Apresenta a cabeça cinza com a listra supraciliar, as auriculares e a garganta brancas. Suas asas são levemente barradas e possui a plumagem de cor olivácea nas partes superiores e amarelo-claro nas inferiores.
Alimentação
Alimenta-se de artrópodes, mas ocasionalmente também consome frutos.
Reprodução
Constrói ninho em forma de taça aberta, nas árvores.
Hábitos
É a espécie mais comum do gênero Phyllomyias, frequentando bordas de florestas úmidas, matas secas, matas mesófilas, matas de galeria, áreas abertas com arborização esparsa, parques, jardins urbanos e também na zona rural. Acompanha bandos mistos em copas ou à média altura. É parcialmente migratória entre 0 e 800 metros e raramente chega a 1800 metros.
Distribuição Geográfica
Possui uma ampla distribuição, nas cinco regiões brasileiras.
Assinar:
Postagens (Atom)