Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Gavião-pombo-grande












Fonte: http://www.wikiaves.com.br/

O gavião-pombo-grande (Pseudastur polionotus) é um ave Accipitriforme da família Accipitridae, antigamente conhecida por Leucopternis polionotus.

  Características

 O gavião-pombo-grande mede entre 48 e 53 cm, com a região do dorso e asas cinza escuro, quase negro, e algumas coberteiras margeadas de branco. A cabeça, nuca e região do peito e ventre são de um branco imaculado, enquanto a cauda curta apresenta cor preta da base até a região mediana, branca no restante, Imaturo: de cabeça e pescoço rajados.Espécie de porte avantajado. Voz: Seqüência de assobios finos “bibibi…bibibi…”.

  Alimentação

Sobre seus hábitos alimentares, Martuscelli (1996) descreve observações de capturas de sabiá (Turdus albicollis), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) e alma-de-gato (Piaya cayana). Também captura répteis e pequenos mamíferos (roedores).

  Reprodução

Na época da reprodução faz o ninho com galhos secos no alto das árvores.

  Hábitos

Vive em florestas primárias e secundárias, mas existem várias observações de indivíduos frequentando matas bem alteradas e plantações.Costuma sobrevoar a pouca altura das florestas.

  Distribuição Geográfica

Ocorre na faixa litorânea do Brasil oriental, nordeste da Argentina e Paraguai.

Gavião-preto








Fonte:http://www.wikiaves.com.br/

O gavião-preto é um accipitriforme da família Accipitridae. É conhecido também como cauã (Minas Gerais), gavião-caipira, gavião-caripira (no Pará), gavião-fumaça, tauató-preto e urubutinga. Antigamente denominado Buteogallus urubitinga.

  Características

Mede cerca de 63 cm de comprimento.

  Alimentação

 Alimenta-se de rãs, lagartos, cobras, ratos, insetos e peixes,etc. Come também filhotes de aves caídos do ninho, carniça e frutas, como o cajá-mirim(Spondias mombin).

  Reprodução

 Faz ninho no alto de árvores próximas à rios e pântanos.

  Hábitos

É uma espécie incomum. Habita pântanos, alagados e bordas de matas, freqüentemente próximo à água. Vive solitário, aos pares ou, ocasionalmente, em pequenos grupos.

  Distribuição Geográfica

Todo o Brasil e também do México à Argentina.