Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Canario-do-brejo








Fonte:  http://www.wikiaves.com.br/


O canário-do-brejo é uma ave passeriforme da família Emberizidae.

  Características

Mede 18 centímetros. Espécie paludícola meridional, parecida com o canário-do-campo(Emberizoides herbicola), sendo porém , nitidamente menor. Possui a cauda relativamente mais curta, estriação do lado superior mais larga e negra, lados da cabeça cinzentos em vez de pardacentos, retrizes centrais mais entalhadas, maxila negra, tômias e mandíbulas amareladas e apresenta ainda, pernas pardacento claras.

  Alimentação

 Vive em pantanos intercalados em regiões campestres, às vezes, em brejos pequenos, quase secos, com moitas de carqueja(Baccharis sp). Alimenta-se e refugia-se na base das plantas, mas voa, às vezes, alto para bem longe.

  Reprodução

Hábitos reprodutivos…

  Hábitos Distribuição Geográfica

Presente na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. No Brasil ocorre nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Risadinha









Fonte: http://www.wikiaves.com.br/


Também conhecido como alegrinho, assovia-cachorro, miudinho (Pernambuco) e papa-mosquito. O risadinha é uma ave passeriforme da família Tyrannidae e também uma das aves mais comuns nos mais diversos ambientes. Ocorre desde a floresta Amazônica até área de campos com arbustos de todo o país, adaptando-se a ambientes urbanos com alguma arborização.

  Características

Mede cerca de 9,5 centímetros. Observando a ave, é possível notar que a cabeça é um pouco mais acinzentada do que as costas, levemente esverdeadas (isso na pena nova, depois da muda feita entre janeiro e março; posteriormente, acinzentada). Também com as penas novas, destaca-se a listra branca superciliar. Atrás do olho, linha escura, fina, ressalta a sobrancelha longa. Bico escuro na ponta e base alaranjada, nítida na maior parte das observações. Costuma eriçar as penas do alto da cabeça, formando um semi-topete, com aspecto de despenteado; outras vezes, penas achatadas contra a cabeça, dando aspecto arredondado a essa área. Barriga amarelada (pena nova, com o desgaste, cinza) e duas listras nas asas, mais amarronzadas depois da muda e desbotadas após algum tempo, ficando amareladas ou cinza.

  ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Alimentação

Caça invertebrados e alimenta-se de frutos.

  Reprodução

Apresenta um período reprodutivo, que vai de julho a dezembro. O ninho esférico, construído com matéria vegetal, possui uma entrada lateral e prende-se firmemente à ramagem.

  Hábitos

 Pequeno, confiado, está sempre movimentando-se bastante, desde a copa das árvores mais destacadas até próximo ao chão. Aprender a identificá-lo bem auxilia no encontro das outras espécies de tiranídeos pequenos, parecidas no formato, cores ou que possuem cantos próximos. Além do tamanho e comportamento, característica marcante é o canto. A forma mais chamativa é uma seqüência de notas agudas, altas, descendentes e que parecem uma risada (origem do nome comum). Há alguma variação no tempo de emissão, provavelmente característica individual. Canta desde o amanhecer até o escurecer. Possui outros chamados, um deles lembrando o fim-fim ou vi-vi. Respondem um ao outro, bem como a cantos gravados.

  Distribuição Geográfica

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cochicho









Fonte: http://www.wikiaves.com.br/

O Cochicho é uma ave passeriforme da família Furnariidae.

  Características

 Mede 20 cm de comprimento. Possui plumagem distinta e cauda graduada terminada em espinhos.

Alimentação

Hábitos alimentares…

  Reprodução

Como fazem certos Synallaxis, o ninho, de forma cilíndrica, é construído em árvores isoladas e composto por gravetos decorados com peles de serpentes e, quando disponíveis, com sacos e embalagens plásticas diversas. Pode construir um ninho ao lado do que foi usado em um ano anterior ou ainda construí-lo sobre aquele, formando enormes estruturas de galhos secos. Até oito indivíduos podem atender ao mesmo ninho em processo de nidificação social embora não se tenha certeza se apenas uma ou mais fêmeas põem seus ovos nesses ninhos. Às vezes faz o ninho também em cercas de aramados ou postes de luz. Seu ninho, depois de abandonado, é muito utilizado por outros pássaros e roedores.

  Hábitos

Espécie de áreas semi-abertas, como matas secas, pastos, campos rupestres da Serra do cipó. Expande sua distribuição no Sudeste com os desmatamentos, embora sua população possa flutuar em novas áreas recém-colonizadas.

  Distribuição Geográfica

Ocorre no Brasil centro-oriental. É uma das espécies mais típicas e comuns no Pampa.